terça-feira, novembro 25, 2014

Monopólios Privados

John D. Rockfeller teve o controle de 90% da produção de petróleo do mundo. A sua empresa Standard Oil utilizava da sua força para massacrar os concorrentes e por isso o governo americano utilizou as leis ant-trust para quebrar a empresa em várias menores. A opnião pública comemorou.

E qual foi o resultado do perverso monopólio da Standard Oil? O preço da querosene caiu 80%, o produto ficou com melhor qualidade e mais acessível devido a rede de distribuição da Standard. Mas então, quem perdou com esse monopólio? Os atravessadores, que foram tirados do mercado e que com certeza patrocinaram muito do sentimento anti-Standard Oil.

Esse sentimento anti grandes corporações se espalhou pelo mundo, nos países pobres serviu pra que ditadores estatizassem o petróleo, para proteger o país das corporações malvadas. O que a estatização do petróleo trouxe? No Brasil a Petrobrás vende uma das gasolinas mais caras do mundo e mesmo assim consegue ter tanto prejuízo que só não ai a falência porque o contribuinte paga para manter a birosca funcionando. Ou seja, temos que pagar duas vezes pela nossa gasolina de terceira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário