quarta-feira, janeiro 28, 2009

As melhores câmeras compactas


O problema com uma câmera SLR é que ela chama muita atenção. Em geral, depois de 15 minutos fotografando um lugar público aparece um guardinha para falar que não se pode tirar foto, mesmo que seja no meio da rua. Outro problema é que para tirar uma foto é preciso pegar a câmera com cuidado na bolsa, pegar a lente, retirar os protetores, encaixar as duas partes, ligar a câmera, verificar os ajustes, etc... Bem, até estar pronto para fotografar o objetivo da foto já se se foi.

Por isso muitos fotógrafos possuem uma máquina compacta no bolso. Existem 3 opções compactas que permitem a criação de boas fotos:


  1. Panasonic LX3

  2. Nikon P6000

  3. Cannon G10




A LX3 me chamou muito a atenção porque ela possui uma excelente lente Leica cam abertura máxima f2.0 muito apropriada para fotografia macro. Além da boa lenta a panasonic faz a escolha acertada de priorizar a qualidade em vez dos megapixels, ela têm "somente" 10 megapixels, mas detecta com bastante precisão cada um deles. Com corpo sólido de metal e estilo retrô ela me parecia uma escolha certa para quem quer fotos de qualidade em uma câmera compacta. Porém, este review levantou alguns pontos interessantes. O principal é que a LX3 não é tão prática quanto outras comptactas, e já que é para andar por ai com uma câmera que não seja simples de operar é melhor usar logo a SLR.

A próximo da lista é a Nikon P6000 que chama a atenção por causa do GPS integrado, característica particularmente interessante depois do anúncio do novo iPhoto. Com ergonomia bastante elogiada e tecnologia Nikon essa câmera oferece ainda uma porta ethernet, o único problema é que o software da câmera não permite que se faça nada de útil com ela.

Por fim a G10, ela outra câmera com bons reviewss, porém, pelos comentários que eu ouvi em podcasts ela foi meio que uma decepção. Apesar de algumas melhorias em relação a G9 a Canon errou feio em vários aspectos importantes, por exemplo, ao retirar o modo HD de filmagem, tanto errou, que a G9 custa US$ 90 dólares a mais que a G10 na Amazon.

Na minha opnião não existe nenhum ganhador obvio. A mais estilosa é a LX3, porém a P600 possui um GPS, o que é bem interessante para fotos de viagem. Tanto a LX3 quanto a G10 fazem vídeo. Mas o fator mais importante é o uso de cada uma, algo muito mais subjetivo e difícil de avaliar através de reviews.

Um comentário:

  1. Cheguei ao seu blog por acaso, gostei dos textos. Parou por quê?

    ResponderExcluir